Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, Equador alcançou a 14ª colocação na avaliação dos indicadores do Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde, tendo também a 4ª melhor colocação dentre os municípios da região Seridó.
O Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019 e é um novo modelo de financiamento da Atenção Primária a Saúde - APS, que mudou algumas formas de repasse de recursos para os municípios brasileiros, passando a ser distribuídos com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho em indicadores de saúde e incentivo para ações estratégicas.
A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a população e a equipe de saúde, com base em mecanismos que induzem envolvimento dos gestores e dos profissionais. A avaliação dos indicadores de saúde é realizada a cada 4 meses e os resultados são disponibilizados para os municípios por meio do sistema SISAB do MS.